quarta-feira, 18 de março de 2009

Recriar o quebra nozes... como surge este projecto?

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) lançou à nossa escola, EBI/JI Vasco da Gama um grande desafio: recriar o bailado quebra-nozes. Este projecto pretende contribuir para a formação de novos públicos, permitir aos jovens um acesso à cultura de uma forma mais interactiva e possibilitar o contacto com profissões associadas ao mundo do espectáculo (coreógrafos, encenadores, bailarinos, técnicos de som e de luz, estilistas…). Tem ainda como objectivos desenvolver a criatividade, a escrita, a expressão e a dinamização de projectos interdisciplinares.
Em suma, é um projecto que contribui para a formação integral do aluno, onde são aplicados os conhecimentos, competências e capacidades desenvolvidos em contexto escolar. Com este projecto os alunos deverão:
- Recriar a história;
- Recriar o bailado através de movimentos criados pelos próprios alunos;
- Conceber um guarda-roupa próprio;
- Seleccionar excertos da obra de Tchaikowsky para serem coreografadas;
- Incluir novos elementos musicais;
- Conceber, desenhar e construir cenários (reutilização de materiais usados)
Durante a realização deste projecto os alunos vão assistir ao ensaio geral do bailado quebra-nozes, no Teatro São Carlos, falar com o coreógrafo Armando Jorge, conversar e ter formação com bailarinos, técnicos de som e de luz, visitar o teatro Camões, etc.
Para conceber este espectáculo, que será apresentado dia 8 de Maio de 2009, no Teatro Camões, vai ser necessário muito trabalho, responsabilidade, empenho e criatividade. No sentido de dinamizarmos este projecto haverá um horário semanal de trabalho:
Sextas-feiras, das 14h25m às 15h55m, no anfiteatro da escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário