quarta-feira, 18 de março de 2009

Aqui fica, para mais tarde recordar, o projecto lançado pela CNB


CNB na Escola
Aprender com a Dança

RECRIAR O QUEBRA-NOZES


Proposta do projecto recriar o quebra -nozes
à EBI/JI Vasco da Gama

Porque queremos continuar a estimular a educação pela arte, lançamos o desafio à Escola Básica Vasco da Gama, no Parque Expo, de Recriar O Quebra-Nozes
Tendo em conta o já vasto património artístico da CNB escolhemos o bailado O Quebra-Nozes como forma de desenvolver processos de descoberta individual e simultaneamente de grupo tendo em conta a criatividade, a escrita, a expressão plástica, o movimento e a dinamização de projectos interdisciplinares numa relação assídua e continuada entre a Escola e todas as equipas que formam a Companhia Nacional de Bailado desafiando estes jovens a apreender todas as fases de criação, produção e apresentação de um bailado em todas as suas vertentes artísticas e técnicas.
Recriar O Quebra-Nozes passa assim a ser um desafio lançado não só à Escola Vasco da Gama como à própria CNB que se vê envolvida pela mão desta Escola no projecto a nível Europeu, Comenius 1 do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, que visa contribuir para melhorar e reforçar a dimensão europeia da educação escolar na Europa.



Recriar o bailado O Quebra-Nozes

1 – Armando Jorge coreógrafo deste bailado para a CNB no ano de 1984 irá contar a história que o inspirou e falar sobre o processo de criação do bailado.

2 – A CNB faculta o DVD do bailado para os alunos e professores terem conhecimento da obra. Depois serão os alunos a dar largas á sua imaginação para reconstruírem a história e o bailado.

3 – Transportar O Quebra-Nozes para os nossos tempos pode ser uma ideia que deixamos no ar.

4 – Reconstruir a história através dos movimentos criados pelos próprios alunos e orientados pelo professor/a de educação física.
Sempre que possível a presença de um bailarino da CNB poderá acompanhar, ou mesmo orientar o processo se o professor da escola o entender.

5 – Juntar um texto falado ao movimento ou mesmo cantado pode ser uma mais valia a este projecto envolvendo assim mais alunos e professores de outras disciplinas


Recriar os cenários à luz do olhar dos alunos


6 -Conceber, desenhar e construir os cenários é mais um dos desafios que aqui lançamos aos professores.
Tendo como objectivo a reciclagem de vários materiais de utilização no nosso dia a dia ou mesmo do “lixo” como por exemplo paletes de madeira, embalagens de cartão e outras podem servir de matéria a ser transformada para cenário.

7 -A CNB pode contribuir com telas que serviram para anunciar os espectáculos de anos anteriores e também se possível a presença do cenógrafo para falar sobre como é cenografar uma peça seja ela de bailado, teatro ou ópera.



A criação de um guarda-roupa próprio

8 - Mais uma vez a imaginação das crianças aqui será posta á prova.
A CNB contribuirá na medida do possível com restos de tecidos para os alunos poderem perceber que tipo de material é usado na roupagem de cena.


9 - No plano da música poderia ser interessante que alunos e professores pudessem construir instrumentos, e mais uma vez no âmbito da reciclagem, para tocar ao vivo nas partes do bailado a ser construído; por ex. na luta dos ratos os sons podem ser criados pelas crianças em vez de se utilizar a música do próprio bailado


Todo este processo de criação na vossa escola da proposta aqui apresentada terá o meu apoio incondicional e dos vários elementos da Companhia Nacional de Bailado nas várias áreas de actuação.
Só apoio porque a imaginação essa quer que seja a vossa!


Sendo O Quebra-Nozes o espectáculo que a CNB apresenta na altura do Natal, todos as pessoas envolvidas neste projecto estão desde já convidados a assistir ao ensaio geral no Teatro Nacional de São Carlos onde a versão do bailado apresentada estreou pela primeira vez em Portugal.

Por fim e para finalizar o projecto dando a conhecer a magia do palco, gostaríamos de convidar a escola a fazer a sua apresentação no Teatro Camões em data a combinar.

Tendo a CNB consciência da necessidade de formação de novas públicos e da importância do trabalho junto da comunidade para que os mais jovens possam ter acesso à cultura de uma forma mais interactiva, lembrámo-nos de lançar este desafio na vossa escola cumprindo assim o dever de um serviço público, uma das grandes missões desta companhia.


Esperamos que esta experiência seja para vocês tão enriquecedora quantas outras têm sido para a Companhia Nacional de Bailado.


Bom trabalho

Sem comentários:

Enviar um comentário