quarta-feira, 8 de abril de 2009

Terra... Noz a não quebrar

PROGRAMA EDUCAÇÃO / APRENDER COM A DANÇA A Companhia Nacional de Bailado convidou a Escola Básica Integrada Vasco da Gama para conceber a recriação do bailado O Quebra-­­­Nozes.
O desafio de alunos e professores foi dar largas à sua imaginação para reconstruir a história e o bailado, transportando-o para os dias de hoje.


Projecto Recriar O Quebra-nozes:

Quando, no início deste ano lectivo nos foi proposto o projecto de recriar O Quebra-Nozes, surgiram várias ideias. Entre elas estava a de a acção se desenrolar nos planetas do sistema solar. Pensámos também retratar a sociedade materialista, individualista e demasiado concentrada nas novas tecnologias. Achámos ainda que devíamos abordar a actual destruição do nosso planeta e dos maiores problemas sociais da Humanidade, tal como a miséria, fome e a guerra. Pretendíamos passar uma mensagem de conservação das relações humanas e do planeta Terra.

Foram lançados vários desafios aos alunos e professores, tais como: criar novos movimentos; conceber um guarda-roupa próprio; seleccionar excertos da obra de Tchaikovsky para serem coreografados; incluir novos elementos musicais; conceber, desenhar e construir cenários; traçar todas as projecções, luzes e sons; elaborar os cartazes, bilhetes e livros de sala e, claro, representar e dançar.

Sem comentários:

Enviar um comentário